sábado, 18 de setembro de 2010

A real campanha de amamentação nos hospitais

Um dia após o nascimento da Laura fui torturada no hospital.
A tarde entrou uma enfermeira e mediu a GLICEMIA com aqueles aparelhos cujo resultado sai na hora, estava 42. Muita baixa no conceito médico. A enfermeira quis dar leite NAN, eu não deixei e expliquei que ela não tinha mamado bem e que amamentaria até que esse valor subisse.
E realmente ela não havia mamado bem, dado o tamanho da sua preguiça associado a várias idas e vindas com as enfermeiras para dar banho, ver médico, tomar vacina, fazer isso, agora aquilo...
Foi uma manhã muito agitada para a pequena e preguiçosa Laura.
Não tem glicemia que agüenta...
6h da tarde mudou a equipe de enfermagem...
Uma enfermeira (que adorava dizer que era pós graduada na Unicamp, sempre desconfie de quem impõe o local de formação como mais importante do que o ser) entrou no quarto dizendo coisas absurdas:
“o leite materno não tem glicose, tem que dar NAN por que se não a glicemia não vai subir” (essa é a campanha para amamentação materna)
“não pode tirar o leite no copinho devido à contaminação” (o NAN no copinho não contamina)
“com 10 anos de enfermagem não preciso medir para saber que sua filha esta com a glicemia baixa” (ela só estava dormindo e não queria acordar, não tremia ou qualquer outro sintoma, como ela sabia?)
A situação do profissional de saúde é tão grave que o próprio ministério da saúde, coloca no seu texto sobre alimentação infantil que seus profissionais estão despreparados, e que o discurso sobre aleitamento não condiz com a prática dentro dos hospitais.
“Cabe ao profissional de saúde identificar e compreender o processo do aleitamento materno e, a partir dessa compreensão, cuidar tanto da dupla mãe/bebê como de sua família. O profissional precisa estar preparado para prestar uma assistência eficaz, solidária, integral e contextualizada, que respeite o saber e a história de vida de cada mulher e que a ajude a superar medos, dificuldades e inseguranças. Apesar de a maioria dos profissionais de saúde considerar-se favorável ao aleitamento materno, muitas mulheres se mostram insatisfeitas com o tipo de apoio recebido”
Ministério da Saúde – Guia de alimentação infantil. http://www.amigasdopeito.org.br/wp-content/uploads/2009/06/cadernoatenaaobasica_23.pdf



Eu fiquei muito insatisfeita, não dá para acreditar, mas tive dúvidas como:
“meu leite não é o suficiente?”, “não alimenta?”, “o colostro não tem glicose?”, “ela não quer mamar?”

Logo eu, que levanto a bandeira da amamentação, que falo constantemente em sala de aula sobre isso, que amamentei a Maria até os 2 anos e 2 meses de vida, que sei da importância e da eficiência do leite materno, fiquei balançada...
E permiti que 20 ml de NAN fosse dado a Laura...( é um momento que você fica insegura pela vida do seu filho, e o profissional de saúde é muito importante, e a maioria deles são ruins)
Não é a toa que um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (1981), em nove países ao redor do mundo durante o final dos anos 1970’s, tenha consistentemente encontrado que quanto maior a freqüência de contato das mães com o sistema de saúde , menos  elas amamentaram.
Embora seja imprescindível reconhecer os esforços e o investimento feitos ao longo desses anos, retratados pelas campanhas de aleitamento, faz-se necessário admitir que seu papel tem sido enfraquecido pela falta de estrutura assistencial à mulher e seu filho nas questões da amamentação (SILVA,1996).
E faço questão de dizer que nenhuma dessas dúvidas faz sentido, que só há dois motivos para uma mãe não amamentar: ignorância (e isso é culpa do profissional de saúde que não orienta corretamente) e a vaidade (mães que não querem prejudicar seus seios não deviam ter filhos).

Imagina uma mãe com dor no seio, sangue, sacrifício, e ignorante sobre o assunto...Sai da maternidade com NAN embaixo do braço e agradecida a essa enfermeira metida a besta, pós graduada na Unicamp.

É essa a campanha de amamentação em hospitais e maternidades.

Então o que fazer?

As mães que estão tentando amamentar precisam de suporte (inclusive o emocional), bem como informações precisas, para se sentirem confiantes, no suporte oferecido pelos profissionais. Se o profissional de saúde realmente quer apoiar o aleitamento materno, ele precisa entender que tipo de apoio, informação e interação as mães desejam, precisa ou esperam dele.

Acredito que essa enfermeira não queria que eu ordenhasse por que talvez ela não saiba fazer e não teve humildade para dizer,...se você sabe ordenhar, espera que vou buscar um copinho esterilizado, luvas e mascara...
Foi minha mãe que também assustada com a glicemia da Laura, teve a idéia de dar leite no copinho, depois reforçada pela Gizelle, minha pediatra de confiança, que acordei as 4 da madrugada pedindo orientação. Da para acreditar que eu estava tirando meu leite escondido dentro do hospital, a vovó Zeca mentora e cúmplice.

Chegou uma hora que não pude esconder mais, então disse a enfermeira:

“Você não chamou um médico para avaliar minha filha, então liguei para minha pediatra que me orientou dar leite materno no copinho até ir embora daqui”

A mocinha entendida de leite mudou o discurso na hora... Elogiando a atitude...
(mas foi minha mãe que teve a idéia salvadora, e ela havia dito que contaminava).
Alias muitos estudos demonstram a necessidade de se fazer um trabalho com as avós, cuja geração não amamentou, mas são figuras importantes para a amamentação de suas filhas, o índice de desmame antes dos 6 meses diminuiria razoavelmente (TEIXEIRA, 2006).

Sinceramente acredito que é necessário repensar, negociar e mudar a cultura do não amamentar, como quebrar um paradigma equivocado sobre alimentação infantil;
Estudos demonstram que a amamentação cria vínculos, afetos, proteção, alem de nutrição adequada para a criança. Deveria ser dada a infância uma atenção especial, pois os distúrbios provocados aqui geram conseqüências graves nos adultos.
O ato de amamentar é um ato natural, milenar, sem custo, essencial para a vida dos seres humanos. Minimiza a fome, salva vidas e faz o indivíduo crescer não só biologicamente, como também emocionalmente. Dados sobre custo de alimentação demonstra que um bebe alimentado com leite materno gasta apenas $33,36 no primeiro ano de vida (BARBOSA, 2007), é quase o preço de um pacote de fraldas.

E ver o olhar do seu filho de agradecimento ao te encarar enquanto mama não tem preço, é sublime, divino e prova de um amor incondicional.



Leia também:

HELSING, 2007. Amamentação e O poder da OBSTINAÇÃO http://www.amigasdopeito.org.br/?page_id=768

SILVA, Isilia Aparecida. Reflexões sobre a prática do aleitamento materno. Rev. esc. enferm. USP [online]. 1996, vol.30, n.1 ISSN 0080-6234.
Acesse em: SciELO Brasil.

REA, Marina Ferreira. Reflexões sobre a amamentação no Brasil: de como passamos a 10 meses de duração. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19 ISSN 0102-311X.
Acesse em: SciELO Brasil, SciELO Saúde Pública.


BUENO, Lais Graci dos Santos  e  TERUYA, Keiko Miyasaki. Aconselhamento em amamentação e sua prática. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.5 ISSN 0021-7557.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt&pid=S0021-75572004000700003
 Ministério da Saúde – Guia de alimentação infantil. http://www.amigasdopeito.org.br/wp-content/uploads/2009/06/cadernoatenaaobasica_23.pdf

3 comentários:

  1. o q vc sentiu lola?

    eu me sentia uma ameba qdo alguém sinalizava que talvez não pudesse amamentar o pedro. era terrível. e mesmo em carne viva e todos qrendo me proteger da dor, eu não me conformava.

    foi a coisa mais epecial que fiz na vida. qdo eu dava mama tudo tinha mais cor...
    e fzia mais barulhos. as árvores, música, sabe?
    era ele me alimentando
    sei lá o que em mim

    e jorava...leite

    ResponderExcluir
  2. O sentimento vou escrever sobre ele depois...foi um texto informativo...acho que eu precisava fazer isso...me fizeram muito mal naquele hospital... e eu não sou ignorante sobre isso...gente da saúde não ajuda, torturam...a beleza de amamentar merece um texto a parte...apesar de que qualquer coisa que eu escrever vai ser fraco a expressão do que se sente amamentando...

    ResponderExcluir
  3. eu achei que ficou ótimo o texto..por que vc não manda pra quele endreço que te passei do banco de leite da unicamp?:


    - eu já indiquei pra aquele minha amiga q faz mestrado lá..........

    manda vê cara!!

    ResponderExcluir